sexta-feira, 17 de julho de 2009

Origem do sobrenome "Alves" / Origin of surname "Alves"


Alves, sobrenome português, considerado como sendo uma abreviação do sobrenome Álvares, o qual seria um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, no caso ele se chamaria Álvaro.

O seu nome original seria Pedro Álvares Gouveia, pois geralmente apenas o primogênito herdava o sobrenome paterno. Posteriormente, com a morte do irmão mais velho, teria passado a usar o nome Pedro Álvares Cabral, uma vez que, a 15 de fevereiro de 1500 — quando recebeu de D. Manuel I (1495-1521) a carta de nomeação para capitão-mor da armada que partiria para a Índia —, já usava o sobrenome paterno.
Neto de Fernão Álvares Cabral, que exercera as funções de guarda-mor do Infante D. Henrique, os seus biógrafos remontam o seu título de nobreza, a um terceiro avô, Álvaro Gil Cabral, alcaide-mor do Castelo da Guarda sob os reis D. Fernando (1367-1383) e D. João I (1385-1433), da dinastia de Avis, que teria recebido por mercê as alcaidarias dos castelos da Guarda e Belmonte, com transmissão à descendência. Esses domínios, lindeiros à Espanha, eram terras de pastorícia, origem dos símbolos das cabras passantes do escudo de armas da família Cabral.
ORIGIN

Brasão da família / Family crest

Localização geográfica / Location

Belmonte é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e subregião da Cova da Beira, com cerca de 3 200 habitantes.
É sede de um município com 114,56 km² de área e 7 722 habitantes (2006) [1], subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Guarda, a leste pelo Sabugal, a sueste pelo Fundão e a oeste pela Covilhã.


Local que possivelmente houve aparições do sobrenome Alves. E onde, o navegador em que Pedro Álvares Cabral teria nascido.

Legação do sobrenome "Alves" / Legation of the surname "Alves"




O surgimento deste sobrenome a minha família, veio de meu bisavô, pai de meu avô paterno, conseqüentemente passou a meu pai, e enfim, pertence a mim.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Origem do sobrenome "Bandeira" / ''Bandeira'' surname origin


GONÇALO PIRES JUZARTE DA BANDEIRA foi o primeiro que passou a utilizar o sobrenome Bandeira, uma vez que na batalha de Toro em 2 de Março de 1476, sendo Escudeiro de Gonçalo Vaz Pinto, conseguiu recuperar a Bandeira Real que havia caído em mãos do inimigo. Este feito, aliado a outros serviços prestados na costa de Marrocos, valeu-lhe que o seu senhor, depois de subido ao trono, o elevasse à nobreza, dando-lhe por sobrenome Bandeira, em comemoração do seu primeiro ato heróico, e armas que com ele se ligavam.

Brasão da família / Family crest



De vermelho com uma bandeira quadrada de ouro, perfilada prata, carregada de um leão azul, armado e lampassado de vermelho, sendo a bandeira hasteada de ouro. Timbre: a bandeira do escudo.

Localização geográfica da Batalha de Toro, onde ocorreu a manifestação do sobrenome


Location of the Battle of Toro, which was the manifestation of the surname



A batalha de Toro entende-se no contexto da luta pelo domínio da península ibérica entre os reinos cristãos.

Herdeiros e herdeiras / Heirs and heirs

Acredita-se que as primeiras assinaturas exibidas com o sobrenome foram de Gonçalo Pires, logo em seguida vieram seus herdeiros e herdeiras que unificaram este sobrenome.

Filipe Bandeira
Flilipa Bandeira
Bartoleza Bandeira
Isabel Bandeira
Ana Bandeira
Genebra Bandeira

A herança de "Bandeira" / The legacy of "Flag"





A junção do sobrenome Bandeira ao meu nome Pâmella Bandeira Moraes vem da parte de minha mãe Jane Raquel Trindade Bandeira atualmente viúva adquiriu o nome Jane Raquel Bandeira Schenini Mesquita. O nome de origem conseqüentemente vindo de meu avô, Aquiles Ramos Bandeira, gerado de meus antepassados masculinos. Exemplos: bisavô, tataravô, assim sucessivamente.